A Prefeitura de São Gonçalo está reforçando a Atenção Primária em Saúde (APS) com a entrega e modernização de unidades de atendimento e equipamentos voltados à oferta de serviços médicos, exames e especialidades para a população local. A iniciativa integra o Plano Estratégico Novos Rumos, no eixo “Cidade Saudável”, que tem como objetivo reformular e descentralizar a rede municipal de saúde pública para melhorar o acesso e a qualidade do atendimento.
A Clínica Gonçalense do Colubandê, inaugurada há quase dois anos, e a Clínica da Lagoinha já foram entregues com estrutura ampliada para consultas com médico generalista e especialistas como pediatra, ginecologista e ortopedista, além de serviços diagnósticos como raio-X, eletrocardiograma e atendimento odontológico infantil.
No fim de novembro de 2025, a Clínica da Lagoinha recebeu equipamentos de mamografia e tomografia, ampliando a capacidade de diagnóstico na rede. Uma terceira unidade está em construção no bairro Neves, com previsão de oferecer consultas com ortopedista e oftalmologista e exames como mamografia, tomografia, ultrassonografia e raio-X.
Segundo a coordenação da Atenção Primária em Saúde, o fortalecimento da rede com espaços modernizados e equipes multiprofissionais permitirá que mais moradores tenham atendimento próximo de suas residências, reduza deslocamentos, desafogue serviços e melhore a comodidade e eficiência do SUS municipal.
As ações fazem parte de um esforço mais amplo da gestão para consolidar uma rede de saúde mais acessível, moderna e humanizada, ampliando a cobertura dos serviços básicos e especializados em diversos bairros da cidade.
Foto: Renan Otto