Rio e São Paulo vão ganhar os primeiros vertiportos urbanos do Brasil

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma parceria entre a concessionária PAX Aeroportos e a empresa internacional UrbanV foi assinada para desenvolver os primeiros vertiportos urbanos do país — estruturas destinadas à operação de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs), popularmente chamadas de “carros voadores”. 

O projeto prevê a implantação de vertiportos em dois aeroportos urbanos estratégicos:

  • Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, que será um hub na região metropolitana com capacidade de integrar destinos de alta demanda, conectar áreas urbanas e aeroportos tradicionais, além de contar com hangares e infraestrutura de apoio.  
  • Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que deve servir como ponto de acesso à zona oeste da cidade e possibilitar futuras conexões com locais como a Zona Sul, Niterói e os principais aeroportos da capital fluminense.  

A iniciativa faz parte de um esforço maior de Mobilidade Aérea Avançada (Advanced Air Mobility, AAM) no Brasil. O desenvolvimento dos vertiportos está alinhado com um sandbox regulatório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que permite testar novas tecnologias e operações em ambiente controlado antes da regulamentação completa. 

Os eVTOLs ainda dependem de aprovação regulatória para operar comercialmente no país, com expectativas de regulamentação nos próximos anos. Esses veículos elétricos prometem tornar o transporte urbano mais rápido e sustentável, embora a tecnologia e as regras para operação ainda estejam em desenvolvimento.  

Foto: Divulgação.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.