Passageiros que utilizam as barcas na travessia entre Rio de Janeiro e Niterói relataram desconforto intenso devido à falta de ar-condicionado nas viagens em meio a uma onda de calor que elevou as temperaturas para perto de 40°C na região.
Reis e moradores relataram que parte da frota mais antiga opera sem climatização, dependendo apenas da entrada de vento pelas janelas abertas, enquanto embarcações mais novas também estariam com defeitos no sistema de ar-condicionado. Em alguns casos, passageiros afirmaram que o ambiente interno dessas barcas pode ser ainda mais abafado do que nas embarcações antigas, pela ausência de ventilação adequada.
O desconforto não se limita ao transporte aquaviário. Usuários também reclamaram da falta de climatização nos terminais de embarque e desembarque, onde apenas ventiladores estariam disponíveis, insuficientes para aliviar o calor enquanto aguardam a travessia.
A situação ocorre em um momento de altas temperaturas no estado do Rio de Janeiro, com registros de calor intenso que pressionam usuários de transporte público e aumentam o desconforto diário de quem se desloca entre as duas cidades.
Foto: Felipe Bias