Frota de ônibus das empresas Real e Vila Isabel opera com grandes restrições por falta de combustível

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, parte significativa da frota de ônibus das viações Real Auto Ônibus e Transportes Vila Isabel está parada nas garagens em função da falta de combustível, causando redução de serviços em várias linhas da capital fluminense.  

De acordo com o Sindicato dos Rodoviários do Rio, apenas 57 ônibus destas companhias estão circulando nesta segunda-feira — sendo 48 da Real e 9 da Vila Isabel — apesar de cada uma contar com frotas maiores normalmente em operação. As linhas afetadas atendem áreas da Zona Norte, Centro e Zona Sul da cidade, prejudicando os deslocamentos de passageiros nesses pontos.  

As empresas Real e Vila Isabel ainda não se posicionaram oficialmente sobre o motivo da redução de combustível em grande parte da frota. A própria Real chegou a negar a redução, segundo relatos sindicais.  

O sindicato e o setor de transportes afirmam que essa é a segunda ocorrência semelhante em cerca de 15 dias, quando a circulação também foi afetada pelo problema de abastecimento.  

O Rio Ônibus — entidade que representa os consórcios operadores — informou que a crise no serviço de ônibus está ligada ao contexto financeiro do setor, com 11 das 29 empresas do sistema em recuperação judicial, e que há negociações com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) para tentar minimizar os impactos à população.  

O episódio agrava uma série de problemas já enfrentados pelas empresas nos últimos meses, que incluem greves de motoristas e dificuldades operacionais por questões trabalhistas e de financiamento do transporte coletivo. 

Foto: Reprodução/ TV Globo

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.