Faleceu neste sábado (13 de dezembro de 2025), no Rio de Janeiro, a porta‑bandeira Helenice Catharina, aos 76 anos. Ela era uma das figuras mais respeitadas e influentes no universo do Carnaval carioca, especialmente pela sua trajetória ao lado da Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio.
Conhecida carinhosamente como “Dona Catharina”, ela dedicou quatro décadas de sua vida ao Carnaval, tendo sido uma das fundadoras da ala de mestre‑sala e porta‑bandeira da Grande Rio e sendo reconhecida por seu papel na formação de casais que defenderam o pavilhão da escola nas avenidas.
A própria Grande Rio divulgou uma homenagem nas redes sociais, destacando seu legado e a contribuição essencial para a história da agremiação: “Nos despedimos de uma de nossas fundadoras e responsáveis pela criação da ala e do projeto de casais de mestre‑sala e porta‑bandeira da Grande Rio. Seu legado ficará eternamente na nossa memória, D. Catharina. Que continue nos iluminando, agora em outro plano.”
O velório será realizado na quadra da Grande Rio, neste domingo (14 de dezembro), a partir das 10h, conforme comunicado da escola.
Foto: Reprodução