O alistamento militar obrigatório para jovens brasileiros do sexo masculino e voluntário para mulheres terá início em 1º de janeiro de 2026 e seguirá até 30 de junho, conforme calendário divulgado pelo Ministério da Defesa.
Pelo segundo ano consecutivo, mulheres que completam 18 anos em 2026 poderão se inscrever de forma voluntária, na mesma janela de tempo em que os homens realizam o alistamento obrigatório.
O registro pode ser feito pela internet, por meio do site oficial do Alistamento Militar Online, o que facilita a inscrição para brasileiros em qualquer lugar do país ou no exterior. Quem preferir pode também se inscrever presencialmente em uma Junta de Serviço Militar (JSM), a partir de 2 de janeiro, na localidade de residência.
O alistamento é o primeiro passo do processo que pode levar à seleção geral, complementares, e incorporação às Forças Armadas no ano seguinte. Após a fase de inscrição, os candidatos seguem por etapas de avaliação e, se aprovados, iniciam o Serviço Militar Inicial, que tem duração mínima de 12 meses com possibilidade de prorrogação, conforme necessidade e interesse do alistado.
A participação no alistamento, especialmente para os homens, é obrigatória por lei e quem não regularizar sua situação dentro do prazo pode enfrentar restrições em diversos direitos civis, como obter passaporte, matricular-se em instituições de ensino ou participar de concursos públicos.
Para as jovens voluntárias, o serviço militar representa uma oportunidade inédita no Brasil de ingresso nas Forças Armadas, com vagas distribuídas entre o Exército, a Aeronáutica e a Marinha, em locais definidos no Plano Geral de Convocação.
Foto: Divulgação