A Prefeitura de Maricá (RJ) entregou, na sexta‑feira (12/12), uma série de novos equipamentos não letais e cinco viaturas para a Guarda Municipal, como parte de um pacote de investimentos que marca também a comemoração dos 24 anos de atuação da corporação no município.
Novos equipamentos e estrutura
O reforço para a Guarda Municipal incluiu:
- 200 kits de pistolas de eletrochoque (Spark Elite Z2.0);
- Lançadores para munições não letais;
- 900 munições de efeito moral e 500 de impacto controlado;
- 260 granadas de efeito moral e 366 espargidores químicos (spray lacrimogêneo);
- Cinco novas viaturas que passam a integrar a frota operacional.
Objetivo do investimento:
De acordo com a Secretaria de Segurança Cidadã, os equipamentos serão usados por agentes devidamente capacitados e especializados, com foco em preservar a integridade física das pessoas e garantir respostas mais seguras e eficientes às demandas do dia a dia na cidade, respeitando os princípios da legalidade e proporcionalidade.
Capacitação continuada:
Além da entrega dos materiais, está prevista para a segunda semana de janeiro de 2026 uma nova rodada de treinamento para o Grupamento de Ocupação Democrática do Território (GODAT), que será ministrado pelo Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM), da Polícia Militar do RJ — unidade referência em técnicas de policiamento urbano.
Modernização da segurança municipal
O reforço decorre de um esforço mais amplo da Prefeitura para modernizar a Guarda Municipal, ampliar sua capacidade operacional e qualificar a atuação no território, com equipamentos adequados e formação técnica contínua dos agentes.
Foto: Guarda Municipal de Maricá