O Botafogo decidiu valorizar e promover jogadores das categorias de base em meio a um período de reformulação do elenco para a temporada 2026. A estratégia do clube para as primeiras rodadas do Campeonato Carioca (Taça Guanabara) é utilizar o time sub-20 nos jogos iniciais, dando oportunidades a talentos formados internamente diante de limitações financeiras e ajustes no plantel.
Segundo a reportagem, a equipe alvinegra fará sua estreia no Carioca nesta quinta-feira (15 de janeiro), às 19h (horário de Brasília), contra a Portuguesa-RJ, no Estádio Luso Brasileiro, com vários jovens da base integrando o time principal.
Entre os nomes mais destacados desse processo está Kauan Toledo, atacante com boa participação na equipe sub-20 em 2025, com dez gols e nove assistências, que inclusive já teve minutos sob comando de Davide Ancelotti nos últimos jogos do Brasileirão.
Outros atletas que também podem ganhar espaço são o atacante Felipe Januário, o meia Caio Valle, o zagueiro Danillo e o lateral Kadu. Houve ainda menção a outro jovem promissor, Cauã Zappellini, que infelizmente está fora de combate por lesão no início da temporada, mas é esperado que retorne ao grupo mais à frente.
Por regulamento, o elenco considerado “principal” deve entrar em campo apenas a partir da quarta rodada, quando o Botafogo enfrentará o Bangu, dando tempo ao clube para preparar os jovens e ao mesmo tempo preservar mais experientes para as competições maiores que vêm pela frente, incluindo o Campeonato Brasileiro e a fase preliminar da Libertadores.
Essa aposta em jovens reflete não apenas uma necessidade ligada ao cenário financeiro, mas também uma visão estratégica de formação e aproveitamento de talentos, algo que pode impulsionar o futuro do clube se bem sucedido.
Foto: Vitor Silva/ Botafogo.