A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta sexta-feira (16), um homem apontado como uma das principais lideranças do Comando Vermelho (CV) na Bahia, com atuação direta no tráfico de drogas na cidade de Ilhéus e região de Sambaituba.
O suspeito foi identificado pelas autoridades como Jean Carlos Soares Jovita, que estava foragido da Justiça e foi localizado na Gardênia Azul, na Zona Sudoeste da capital fluminense. Ele tinha um mandado de prisão preventiva em aberto expedido pela Justiça baiana por diversos crimes, entre eles a investigação por morte de um policial militar.
A captura de Jean Carlos ocorreu em uma operação integrada da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE), em conjunto com a Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), com apoio da Polícia Civil da Bahia. A prisão é resultado de um trabalho de inteligência com cruzamento de dados e articulação interestadual, segundo as corporações.
Após a detenção, o suspeito foi conduzido para a Cidade da Polícia, no bairro do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde passou pelos procedimentos legais e ficará à disposição da Justiça. Ele deverá ser transferido para a Bahia para responder pelos crimes pelos quais é procurado.
Autoridades de segurança consideram a prisão um golpe contra a estrutura do tráfico de drogas na Bahia e parte de ações mais amplas para combater o crime organizado no país.
Foto: Polícia Civil