No próximo fim de semana, marcado pelo início oficial da programação de blocos de rua do Carnaval de 2026, as forças de segurança do Rio de Janeiro intensificam o policiamento nas ruas para acompanhar os desfiles e garantir a proteção dos foliões. A ação faz parte do esquema montado para acompanhar a maratona de eventos carnavalescos que segue até 22 de fevereiro, com centenas de blocos em diversos pontos da cidade.
Segundo informações da Polícia Militar, mais de 4 mil policiais militares serão mobilizados em um esquema especial de segurança, com apoio de cerca de 500 viaturas, carros-comando e o monitoramento aéreo do Grupamento Aeromóvel (GAM). As equipes vão atuar especialmente nas áreas com maior concentração de blocos e desfiles.
A operação prevê presença em pontos de concentração de blocos no Centro do Rio e em outras regiões da cidade, abrangendo desde desfiles com grande público até blocos menores e infantis, com atrações musicais e grande participação popular.
Uma das novidades apontadas no reforço de segurança é o uso de viaturas com câmeras integradas a sistemas de reconhecimento facial, especialmente no circuito do Circuito de Blocos de Rua Preta Gil, na Avenida Primeiro de Março — trecho que reúne grandes blocos de rua.
O calendário oficial da folia de rua prevê 462 desfiles de blocos em diferentes bairros da cidade, com programação prevista para movimentar milhões de foliões nos próximos dias.
Foto: Riotur