A manhã e tarde deste sábado, 17 de janeiro de 2026, foram marcadas por cortejos de pré-Carnaval que reuniram centenas de foliões nas ruas do Centro da cidade, dando início à temporada de festas carnavalescas de rua em 2026.
Cortejos e blocos
Desde as primeiras horas do dia, blocos e grupos de foliões percorreram ruas e praças da região central ao som de marchinhas, sambas e ritmos típicos da folia. Um dos destaques foi o bloco Loló de Ouro, que iniciou seu cortejo no Morro da Conceição e seguiu até a Praça Mauá, empolgando moradores e visitantes ao longo do trajeto.
Outro grupo que arrastou foliões pelo Centro foi o Desliga da Justiça, que reuniu um grande público na Rua do Carmo, próximo à Rua do Ouvidor, em um ensaio aberto com a participação de outras agremiações carnavalescas.
Esses eventos fazem parte da movimentação inicial do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro, que oficialmente começa neste fim de semana com centenas de blocos inscritos para desfilar entre os dias 17 de janeiro e 22 de fevereiro.
Pré-Carnaval e programação
Os cortejos de hoje representam a abertura simbólica da temporada de pré-Carnaval, com blocos que nem sempre fazem parte do calendário oficial mas que contribuem para o clima festivo nas ruas da cidade.
A Riotur (Empresa Municipal de Turismo do Rio) divulgou que estão previstos centenas de desfiles de blocos em todo o município ao longo do período carnavalesco, que deve atrair milhões de foliões e movimentar diversos bairros, com destaque para a região central e os circuitos tradicionais de blocos de rua.
Foto: Reprodução Instagram